Solo Grampeado

O grampeamento do solo consiste no reforço obtido através da inclusão de elementos resistentes a flexão composta, denominados grampos. Os grampos são instalados horizontalmente de forma a introduzir esforços resistentes de tração e cisalhamento. Os muros de solo grampeado são empregados tanto em taludes naturais ou previamente escavados, nos quais as condições de estabilidade não são satisfatórias, quanto em escavações. Nesse caso o grampeamento é feito na massa de solo, a medida que a escavação é executada em etapas. Em geral, com 1 a 2 metros de profundidade, obtendo-se uma zona de solo reforçado, que funcionara como suporte do material posterior sem reforço.
Equipamento utilizado: Máquina Perfuratriz Hidráulica Estacionária (via seca)

Vantagens

O fator que muitos desconhecem é a facilidade para mobilização e flexibilidade do equipamento, com isso obras de difícil acesso e pouco espaço podem se beneficiar também do uso do solo grampeado.
A vizinhança também agradece, como os equipamentos emitem pouco ruído o nível de distúrbio é desprezível e acima de tudo os equipamentos não transferem vibrações ou impactos para as edificações vizinhas.
Outro fator é o ganho de área que o solo grampeado propicia para o empreendimento, pois o solo grampeado desce rente à divisa do terreno, oferecendo mais área para as garagens.